logo.gif








Diabetes - Alimentação

Salada verde.Uma dieta saudável e equilibrada é fundamental para prevenir a diabetes e também para ser utilizada no tratamento da doença. O paciente deve procurar uma nutricionista, fim de estabelecer uma dieta que não afete seu tratamento e possa fazer com que ele tenha uma vida normal. O tratamento alimentar será incluenciado por fatores como sexo, rotina e situação sócio-econômica do paciente.
 
É importante que o paciente normalize sua glicemia visando reduzir as complicações decorrentes da doença e reduzindo os riscos de doenças cardiovasculares.
 
É conveniente que se dê preferência aos alimentos ricos em fibras, alimentos assados e grelhados e evitar as frituras. Além disso, o diabético não deve deixar de realizar nenhuma refeição, deve observar as informações contidas nas embalagens dos produtos consumidos e ingerir bastante água. As bebidas alcoólicas devem ser evitadas.
 
Alimentos proibidos: açúcar, mel, doces, chocolates, refrigerantes, bebidas alcoólicas, pães e biscoitos doces e balas.

Alimentos que devem se consumidos moderadamente: macarrão, arroz, pão integral, biscoito de sal, azeite, café, galinha caipira, ovos, abóbora, leite, margarina e manteiga, feijão, cuscuz, farinhas, beterraba, vagem, dentre outros.

Alimentos evitados: carne de porco, linguiça, creme de leite, coco, leite de coco e frituras.

Alimentos que podem ser consumidos: alface, repolho, pimentão, pepino, limão, mostarda, alho, hortelã, broto de feijão, tomate, dentre outros.
 
 
Diabetes e Obesidade

A obesidade tem sido um dos principais fatores para o crescimento do índice de diabetes. Ela aumenta o peso do corpo e eleva a quantidade de gordura no organismo. O alto teor de gordura corporal auxilia na resistência à insulina, pois ela acaba tendo mais dificuldades para fazer com que a glicose entre nas células.
 
O grande consumo de alimentos sem um acompanhamento físico pode se  transformar em um caso de obesidade. É esse excesso de peso que faz com que o organismo se torne vulnerável ao diabetes tipo 2. Caso o paciente tenha predisposição à doença, a situação se agrava, por isso é importante que os obesos realizem atividades físicas e procurem ter uma alimentação saudável. Há pessoas que desejam fazer a famosa cirurgia bariátrica para redução de estômago. Porém, quando se tem diabetes é preciso que o médico realize uma avaliação criteriosa para realização da cirurgia.
 
 

Exercício físico.
Mitos e Verdades da Diabetes

Os diabéticos não podem consumir beterraba?
Mito: É um vegetal que possui fibras, vitaminas e minerais. Pode fazer parte da dieta do paciente que possui diabetes.

Algumas frutas não devem ser consumidas, pois irão elevar a quantidade de açúcar no sangue?
Mito: As frutas possuem o açúcar natural (frutose e glicose) e podem ser consumidas durante o dia em quantidades regulares. É importante que não sejam ingeridas grandes quantidades, porque isso aumenta a glicemia.

Como as frutas são saudáveis, posso comer quando quiser?
Mito: Como elas possuem o açúcar natural, as frutas elevam a glicemia. Portanto, o paciente pode consumi-las, mas não deve exagerar.

O diabético pode comer pão francês?
Verdade: Esse tipo de pão é uma fonte de carboidrato, que se transforma em glicose (açúcar). O ideal é que o paciente consuma o recomendado pela nutricionista.

Alguns alimentos controlam os níveis de glicose no sangue?
Verdade: Isso ocorre devido ao Índice Glicêmico (IG) dos alimentos. Os alimentos que possuem um índice glicêmico baixo, desaceleram a absorção da glicose, fazendo com que a doença estabilize. Já aqueles que possuem um índice alto, aumentam as taxas de glicose no sangue.

O uso da insulina causa dependência química?

Mito: Os diabéticos Tipo 1 são insulino-dependentes; porém, isso não significa dependência e sim uma necessidade do paciente que possui essa deficiência. O hormônio ajuda na entrada da glicose na célula.

O estresse causa complicações para o diabetes?

Verdade: O nervosismo eleva a taxa de glicose.

O uso excessivo de bebidas alcoólicas pode causar diabetes?
Verdade: O grande consumo de álcool pode causar pancreatite. Isso causa a destruição das células beta pancreáticas, onde a insulina é produzida.
 
Insulina   -->>  Diabetes - Alimentação